MPA Incorporadora | Solidez, segurança e valor

SOLIDEZ CONSTRUTIVA LEVA SEGURANÇA E VALORIZAÇÃO AO IMÓVEL

NOTÍCIA

17.10.2017

NATUREZA QUANTO MAIS PERTO MELHOR


TELHADO VERDE

NATUREZA: QUANTO MAIS PERTO MELHOR

É comum lajes de edifícios serem subutilizadas. Geralmente, são locais com grandes espaços abertos, sem atrativos que motivem a presença dos moradores. A crescente consciência ambiental, no entanto, tende a modificar esse cenário ao inspirar e influenciar uma solução sustentável para o alto das edificações: o telhado verde com vegetação*.  Um sistema já bastante popular em outros países, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

A solução é vantajosa para os moradores de edifícios: além de ser opção de local de uso comum para contemplação e recreação - espécie de jardim suspenso-, o sistema leva conforto térmico e acústico, principalmente às famílias que habitam os últimos andares. Nas versões mais sofisticadas pode apresentar outros benefícios importantes. Um deles, captar  e armazenar água da chuva para reuso e, por exemplo, levar  os níveis necessários de umidade para manter  vegetação. A comunidade do entorno também ganha com a melhoria das condições do ar, purificado pelo metabolismo das plantas, e com o embelezamento da paisagem urbana.

Uma dúvida que naturalmente pode surgir em relação à implantação do telhado verde com vegetação é a possibilidade de haver infiltração na laje. Em verdade, por surpreendente que pareça, o sistema, quando executado por uma empresa especializada, vai configurar uma excelente solução contra infiltrações, pois exige a execução de um processo de impermeabilização que, com a tecnologia e os materiais hoje existentes, vai ser extremamente eficiente, mais até do que as soluções convencionais.

Cuidado com as raízes

O principal aspecto que deve ser observado na impermeabilização é a capa protetora que vai isolar a laje de todo o sistema que compõe o jardim. “No Brasil, na grande maioria dos projetos é utilizada a manta asfáltica como elemento isolante. Ela vai requerer uma proteção mecânica formada de um contra piso composto de argamassa de cimento e areia. A proteção mecânica é extremamente importante para que a manta não seja danificada por quem caminha sobre os jardins, ou manuseia pás ou enxadas durante os cuidados com a terra e as plantas”, alerta Diego Santi, engenheiro e diretor da Imperbras, empresa especializada em impermeabilizações, de Bento Gonçalves (RS).

Outro cuidado importante para evitar danos à manta asfáltica é realizar a aplicação de produtos inibidores de raízes. Dependendo do tamanho e da robustez que estas alcançam, podem causar furos ou rasgos, inviabilizando o sistema de impermeabilização. “Existem hoje no mercado opções mais modernas de mantas, fabricadas com alta tecnologia, que oferecem  resistência muito maior à penetração de raízes, como as fabricadas em poliuretano e PVC”, indica Diego. Nesse caso, o acréscimo no valor é compensado pela relação custo x benefício traduzida em maior resistência e durabilidade. De qualquer forma, qualquer das soluções de manta hoje oferecidas no mercado garante que o projeto telhado verde com vegetação terá pelo menos 20 anos de vida.

A escolha da vegetação apropriada também é um item que merece atenção. Por isso, é importante que o projeto tenha a participação de um especialista em paisagismo que poderá orientar sobre as plantas mais adequadas. Aquelas que apresentam raízes mais finas têm preferência. Coqueiros altos não é uma boa escolha. Devido à baixa espessura de camada de terra sobre a laje, não haverá sustentação para manter a árvore em pé. Plantas nativas também devem ter a preferência porque terão vida mais longa por estarem mais adaptadas ao ambiente.

Além das vantagens já citadas, a implantação do telhado verde com vegetação também facilita a drenagem da água da chuva, reduzindo a necessidade de grandes estruturas de escoamento.  Por todos os benefícios reunidos e, principalmente pelo gradativo aumento da consciência ambiental na sociedade, o edifício com cobertura de vegetação tende a ser mais valorizado no mercado imobiliário.

(*)A expressão “telhado verde com vegetação” é para diferenciar as outras interpretações de “telhado verde”, que também pode representar uma cobertura com painéis solares, ou mesmo  com superfícies brancas com alto poder de refletir os raios de sol.

IMAGENS DE PROJETOS EXECUTADOS PELA IMPERBRAS, DE BENTO GONÇALVES (RS)



VOLTAR PARA NOTÍCIAS