MPA Incorporadora | Solidez, segurança e valor

SOLIDEZ CONSTRUTIVA LEVA SEGURANÇA E VALORIZAÇÃO AO IMÓVEL

NOTÍCIA

22.05.2018

VILLA DI TONDO NA BUSCA DO CERTIFICADO GREEN BUILDING BRASIL


MPA Incorporadora é pioneira em edificações com certificado de construção sustentável

Quando a MPA Incorporadora iniciou suas atividades, mais de dez anos atrás, muitos dos conceitos de ‘construção sustentável’ em debate no segmento pareciam uma utopia, distantes da realidade local e difíceis de viabilizar nas obras. “Mas quando a gente trabalha com um propósito e acredita que é possível agregar valor ao imóvel e oferecer mais qualidade de vida ao cliente, encontra os caminhos”, conta Lucio Possebon.

Hoje, a empresa compartilha com a comunidade uma importante conquista: é a única incorporadora/corretora de Bento Gonçalves membro do Green Building Council Brasil, certificadora de credibilidade internacional que qualifica edificações sustentáveis.

Esse avanço veio como um passo natural na história da incorporadora. “Desde 2007, nosso trabalho prima pela qualidade presente em todos os aspectos: concepção dos projetos, emprego de matérias-primas e gestão de recursos humanos utilizados na mão-de-obra. Procuramos, acima de tudo, oferecer aos clientes uma experiência de bem-viver, motivo pelo qual exercitar a responsabilidade ambiental e social em nossas práticas é uma premissa indispensável. Por isso, estamos fazendo um esforço ao investir na busca da certificação do Green Building Council Brasil, fator que nos coloca em uma condição vanguardista e pioneira no quesito de construções sustentáveis em Bento Gonçalves”, explica.

Além desse cuidado na percepção do valor agregado que um empreendimento é capaz de carregar, a MPA diferencia-se pelo cuidado com que prepara os profissionais que vão construir os edifícios. Todos possuem contratos individuais de trabalho e são rigorosamente treinados para assimilarem as melhores práticas e o já tradicional rigor técnico que a MPA exige ao concretizar o empreendimento. São comprometidos com a organização, têm interesse em zelar pela qualidade em cada detalhe construtivo da obra e se atualizam periodicamente segundo as normas que a legislação exige. “O resultado desse investimento aparece em cada morador satisfeito que abre as portas de seu lar: um empreendimento com a marca da MPA”, diz Possebon.

 

Entenda o que é a certificação do Green Building Council Brasil

A certificação LEED (em inglês: Leadership in Energy and Environmental Design) é conferida pelo Green Building Council Brasil para construções sustentáveis, comprometidas com uma série de fatores e normatizadas por diversas regras e normas que atestam a responsabilidade socioambiental de cada etapa. Relativamente recente – o LEED chegou no Brasil em 2004 – a certificação vem crescendo em demanda. Existem apenas cerca de 1200 empreendimentos registrado no país (com processo de certificação em andamento). Pouco mais de 400 empreendimentos já possuem a certificação LEED, sendo que o Rio Grande do Sul concentra 14 deles. Na região da serra gaúcha há apenas um. A entrevista com Paula Pereira, arquiteta Especialista em Construção Sustentável, mostra a importância desse atestado para a sociedade. Ela é profissional acreditada ​GBC Casa & Condomínio, e sócia-proprietária da Conceito P Estúdio.

 

O que representa para um empreendimento imobiliário possuir a certificação LEED?

​A certificação LEED é a mais reconhecida no mundo dentre as certificações de edificações sustentáveis. Um empreendimento com esse atestado foi projetado e construído para valorizar a economia local, respeita o meio ambiente e a sociedade. A conquista do selo exige o atendimento a pré-requisitos e pontuação em critérios como implantação, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação e projeto, além de critérios regionais.

 

​Quais os diferenciais para o consumidor que preferir um edifício com certificação?

â€‹É um exercício de responsabilidade socioambiental. O edifício com certificação sustentável​ gera muito mais do que economia de água e energia. Ele comprovadamente foi projetado e construído considerando as melhores alternativas de terreno, orientação solar, materiais que causem o menor impacto possível ao meio ambiente, entre outros. Um empreendimento certificado analisa se o local de inserção tem alternativas variadas de transportes, comércios, serviços e espaços verdes para anteder a população que ali vai se instalar. No quesito ambiental, estuda como devolver uma porcentagem da flora e fauna que está retirando da cidade ao construir um edifício, busca minimizar desperdícios de materiais, reduzindo e controlando a destinação dos descartes. Para o morador, outros ganhos importantes são a redução do uso de energia graças a um projeto bem orientado, com ventilação natural e cruzada, sempre que possível, e uso de materiais isolantes adaptados ao clima. Todas as medidas comprovadas através da certificação aumentam a qualidade da vida dos ocupantes e da comunidade imediata, pois o objetivo geral dos cuidados sustentáveis é reduzir a emissão de CO2, contribuindo para um mundo melhor.

 

Villa Di Tondo aplica na prática conceitos essenciais de viver bem

O conceito de morar na cidade tem evoluído. Novos caminhos de construção, arquitetura e urbanismo apontam para o convívio maior com a natureza e os elementos essenciais, como ar, água, madeira e plantas. À frente desse processo de transformação, a MPA Incorporadora lança o Villa Di Tondo, residencial alicerçado no conceito de morar com conforto e qualidade de vida em um dos pontos mais vibrantes e estruturados da cidade.

A obra surpreende pela combinação de propostas inovadoras: reservatório inferior de água com bomba, cisterna para acúmulo de água da chuva, jardins suspensos e árvores frutíferas permeiam o projeto. O que mais chama a atenção, no entanto, é o Terrazzo: uma área na cobertura, com espaço de uso comum para lazer, com ampla guarda de vegetação, circuito de caminhada, canteiro para horta – tudo isso emoldurado por uma vista panorâmica incomparável da cidade.

O residencial fica na Rua 13 de Maio, uma das principais artérias da cidade, eixo que concentra diversas opções em comércio, serviços e conveniência: shopping, supermercado, bancos, escolas, postos de combustível, entre outros. A comercialização das unidades, na planta, está sendo feita por imobiliárias e corretores cadastrados. Mais informações podem ser obtidas na MPA Incorporadora, pelo fone 54 3451.5725 ou site www.mpaincorporadora.com.br

Matéria publicada no Jornal Design Serra – edição maio/2018



VOLTAR PARA NOTÍCIAS